top of page

Toxicidade
O iodo concentrado é corrosivo. Os principais riscos a uma exposição aguda a elevadas concentrações de iodo são os seus grandes efeitos corrosivos a nível do trato gastrointestinal e choque sistémico.
Caso ocorra rutura no trato gastrointestinal, podem-se desenvolver peritonite ou mediastite. Os órgãos alvos são as mucosas membranares da faringe, laringe e do esófago para grandes concentrações de iodo e a tiroide para menores concentrações. O iodo não acontece frequentemente como causa de intoxicação, pois não existe disponível em grandes concentrações em casa.

Efeitos clínicos:

A ingestão de iodo pode causar efeitos corrosivos como edema da glote, podendo levar a asfixia, pneumonia, edema pulmonar e choque sistémico, bem como vómitos e diarreia sanguinolenta.

A toxicidade a nível do sistema nervosa centrar, a nível cardiovascular e ainda a nível renal após uma toxicidade aguda por ingestão de iodo parece estar relacionada com os efeitos corrosivos a nível gastrointestinal e resultantes do choque. Podem ainda acontecer após uma intoxicação severa, vómitos, hipotensão e colapso circulatório.
    

Contacto com o olho          
A exposição de iodo no olho pode resultar em queimaduras oculares graves.
  

Sistema Cardiovascular          
Após a ingestão de soluções concentradas e corrosivas de iodo podem ocorrer taquicardia, hipotensão e colapso circulatório.


Sistema Respiratório
A inalação de iodo sob a forma de vapor pode levar a uma irritação pulmonar severa podendo inclusive levar a um edema pulmonar. Edema da glote e edema pulmonar podem ser também resultantes da ingestão do iodo por via oral.
         

Sistema Neurológico
Dores de cabeça, tonturas, delírio e letargia podem ser observadas após intoxicação severa por iodo.

Sistema Gastrointestinal
A ingestão de iodo pode levar a uma esofagiste e gastroenterite severa caracterizada por vómitos, dor abdominal e diarreia. O vómito poderá ter cor azul característica se estiver amido no estômago. Pode ser ainda detetado um gosto metálico na boca.
          

Contacto Dermatológico
A aplicação de soluções concentradas de iodo sob a pele pode originar em queimaduras.
A ingestão cronica de iodo pode resultar em iodismo em que são características lesões na pele, erupções cutâneas e acne.
          
A absorção cutânea pode ser significativa e resultar em efeitos sistémico e morte.
          

Sistema Endócrino
Hipotiroidismo bem como hipertiroidismo são os casos mais frequentes de intoxicação por iodo.    

Sistema Imunológico
Hipersensibilidade incluindo angioedema e “serum sickness-like reactions” podem ser observadas.

[11]

bottom of page