top of page

Comunicação de risco

Quem é mais susceptivel?

Populações que residem longe de zonas maritimas (com grandes concentraçõesde iodo) podem sofrer casos associados com falta de iodo, bem como populações que não ingiram na sua alimentação iodo.

Por contrário pessoas que consomem grandes quantidades de alimentos que contém iodo, ou o uso excessivo de produtos com iodo podem desenvolver intoxicações por iodo

O que acontece após a ingestão do iodo?

O iodo entra no organismo por 3 vias principas: ingestão, inalação e pela pele. Encontra-se ligado aos pulmões e é metabolizado levando a formação das hormonas da tiroide T3 e T4.

É eleminado essencialmente na urina e na fezes.

Ver Toxicocinética do iodo

Quais os efeitos tóxicos?

Os principais efeitos tóxicos devido a carência de iodo variam de acordo com a idade, sendo que no adulto pode originar patologias ligadas a tiroide como o hipotiroidismo, e diminuição da função mental.

Níveis de iodo superiores aos recomendados foram demonstrados como causadores de variadas patologias ligadas à tiroide como hipertiroidismo, Tiroidite de Hashimoto, Doença de Graves. A ingestão excessiva de iodo pode originar diferentes sintomas em diferentes orgãos e causar reacções adversas variadas caso o seu excesso tenha tido uma origem crónica ou aguda.

O iodo é carcinogénico?

O iodo na sua forma elementar não apresenta carcinogenecidade, no entanto alguns isótopos radioativos de iodo podem ser cancerígenos

bottom of page